sábado, 1 de setembro de 2012

SÍTIO TATUAPÉ E ATUAL MUSEU TATUAPÉ

A casa sítio do Tatuapé foi construída no século XVII, em 1688 em um terreno que pertencera ao padre Matheus Nunes de Siqueira, que nomeou Mathias Rodrigues da Silva, como administrador de seus bens, a casa foi construída em taipa de pilão, técnica construtiva de origem Árabe utilizada na fatura de paredes e muros. As terras após alguns anos passaram a ser propriedade da família Quartim de Albuquerque. A casa possui seis cômodos e dois sótãos, digo possui, pois na atualidade funciona como o museu Casa do Tatuapé. Sua construção difere de outras casas do período colonial, pois apresenta telhado de apenas “duas águas”.
Planta do Sítio
Parede de taipa de pilão
Em meados do século XIX, uma olaria é construída no sítio que à princípio fabricava apenas telhas, posteriormente com a imigração italiana, além da telhas passou a fabricar também tijolos. Para que a casa pudesse ser habitada como também para o funcionamento da olaria era necessário ter água nas proximidades, portanto sua implantação esteve vinculada à proximidade de um curso d’água do rio tietê e canalização do córrego do Tatuapé. A família Elias Quartim de Albuquerque foram os proprietários do sítio.
Fotos de 1896 família Elias Quartim de Albuquerque
Em 1946, após a morte de seu proprietário, o imóvel foi comprado pela tecelagem Textília, o terreno foi loteado restando a casa implantado em um terreno reduzido cercado por outras construções muito próximas. Como podemos ver na foto de 1975.
Três décadas depois a Casa do Tatuapé foi adquirida pela Prefeitura de São Paulo, em 1979 sob a responsabilidade do Departamento do Patrimônio Histórico (DHP), por meio de um projeto realizado em conjunto com o Museu Paulista da USP, foram realizadas pesquisas arqueológicas e restauro. A casa foi tombada em 1951 e em 1981 foi aberta à visitação pública. Fotos atuais
Utensílios Indígenas
Ambiente do Museu

Nenhum comentário:

Postar um comentário